Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TV Cultura

Olá! Como viram no título, a empresa abordada de hoje será a TV Cultura, que passou por mudanças em sua identidade, e nada mais justo apresentá-la para vocês.

A TV Cultura é uma emissora e rede de televisão brasileira, pública e comercial de caráter educativo e cultural com sede na cidade de São Paulo. Foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, sediada na capital paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas e retransmissoras em diversas regiões do Brasil.

É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

Seus programas infantis/educativos são os mais reconhecidos, inclusive internacionalmente, e esses renderam vários prêmios à emissora.
Confiram abaixo o redesign desta TV tão diferenciada das outras, por ter uma programação instrutiva, cultural e jornalística de qualidade.

Para começar explicando o novo conceito da identidade visual de 2011, o studio que desenvolveu o rebrand, o VECTOR ZERO, com parceria da agência ALMAPBBDO, optaram por acompanhar graficamente os estágios do dia, assim como o canal americano OWN (Oprah Winfrey Nework), porém é claro que o conceito é o mesmo, mas graficamente é muito diferente.

"Para acompanhar essa dinâmica de cores, a famoso símbolo do canal é explorado em 3D, integrado com elementos abstratos e figurativos que ajudam a transmitir e marcar essas diferenças do dia.
Durante as manhãs, onde se encontram os programas voltados às crianças, são exploradas representações relacionadas à ludicidade e à infância, como a brincadeira e a escola, através de muitas cores e elementos figurativos.
Com suas atrações mais informativas e educacionais, o período vespertino é apresentado em tons mais quentes e elementos que abordam de maneira mais leve e sutil temas como natureza e conhecimento.
O período noturno, composto pelo prime time televisivo, revela cores mais pesadas e imponentes, juntamente com objetos futuristas e mais abstratos em relação aos períodos anteriores." Televisual
Vamos então conhecer esta nova identidade da TV CULTURA? Mas só depois da evolução da marca.

No dia 20 de setembro de 1960 entra no ar a TV Cultura dos Diários Associados com o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" e como logotipo C2 (representa o canal 2) Cultura e uma indiazinha desenhado no centro.





TV CULTURA: ID Matituno from Lobo on Vimeo.


TV CULTURA: Menu Matituno from Lobo on Vimeo.


TV CULTURA: ID Vespertino from Lobo on Vimeo.


TV CULTURA: Menu Vespertino from Lobo on Vimeo.


TV CULTURA: ID Noturno from Lobo on Vimeo.


TV CULTURA: Menu Noturno from Lobo on Vimeo.



Ficha Técnica
Ano: 2011
Canal: TV Cultura
Diretor Criativo: Mateus de Paula Santos
Produtor Executivo: Alberto Lopes
Atendimento: Roberta Reigado
Coordenação: Fábio Truci
Supervisor de Design: Rodrigo Ribeiro
Design: Guilherme Ferreirinha, Pedro Kobuti e  João Lavieri
Animação: Guilherme Ferreirinha, Pedro Kobuti e Paulo Pássaro
Composição: Guilherme Ferreirinha e Pedro Kobuti
Coordenador: Fabio Truc

Alla prossima!

Um comentário: