Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

The Sims 1


Estou de volta! E o post de hoje, como havia mencionado no anterior, será sobre a primeira geração da Série de jogos mais vendida do mundo, o The Sims.
Agora, com os lançamentos de The Sims 2 e The Sims 3, o Jogo passou a ser chamado de The Sims 1, já que The Sims é o nome de toda uma linha de jogos, que além destas versões para PC, temos para consoles como XBox 360, Play Station, Wii, Mobile, entre outros, e muitos destes fogem da principal característica do game, a simulação de vida. Um exemplo disso são as linhas de jogos para Wii  chamada de My Sims, e para Consoloes como o The Sims Bustin Out para Play Station 2, onde os Sims (no caso você) tem missões especiais para cumprir.
Mas voltando ao TS1 (abreviação do nome), ele surgiu no ano 2000, criado pela Maxis e distribuído pela EA Games. Foi uma revolução. Confira...
No jogo Sim City (primeiro jogo de sucesso de Willl Wright), você controla a cidade onde os Sims vivem. Will pensou mais um pouco e resolveu ir além da cidade. Quiz fazer com que o jogo ganhasse um ponto a mais na realidade, e que a simulação ultrapassasse as barreiras. Então iniciou o processo de criação do jogo. Pensou em cada detalhe. Veja logo abaixo o primeiro vídeo de divulgação, onde mostra a verdadeira intenção do jogo. O vídeo começa "De Will Wright - Criador do Sim City". Só ali as pessoas já sabiam que vinha coisa boa. Em seguida aparece uma cidade grande, com muitos prédios (referindo-se ao Sim City), e um caminhãozinho saindo em uma ponte. Depois aparece escrito "Um novo jogo, - um novo foco - um novo rumo para a vida". E podemos ver um vilarejo, onde os sims estão construindo suas casas, e tem até um desafeto entre os três sims, demonstrando a convivência entre eles.





Vizinhança
Abaixo vocês podem conferir a abertura (antes de iniciar o jogo) do The Sims 1 (a abertura se manteve com todas as expansões):



Agora as pessoas podem criar seus próprios sims, escolher o tipo de rosto, de roupa, o tom da pele, o nome dele e até o sobrenome da família. Escolher um terreno, construir e mobiliar uma casa, arranjar emprego e cuidar das necessidades básicas.
Namorar, casar, ter filhos, brigar, trabalhar, dormir, comer, limpar... The Sims dá a liberdade para você estabelecer seus próprios objetivos e traçar o destino de seus Sims. Se eles prosperarem ou fracassarem, a culpa será toda sua!
É claro, que tudo é limitado nesta geração. Na época, tudo era muito bem feito, porém, comparando com as atuais gerações...Um exemplo disso é que os Sims não envelhecem, Se você faz um casal de adultos mais uma criança, eles vão permanecer desta forma até você se cansar de jogar com eles. Você poderá ter filhos, ele são bebezinhos e depois de alguns dias eles viram crianças e acaba por aí.
Os Sims são direcionados inteiramente na base de interagir com outro objeto, seja uma televisão, um rádio, ou outro Sim tendo até uma língua própria: Simlish, a língua oficial dos Sims. Os Sims podem receber convidados em suas casas, que na verdade são baseados em Sims de outros arquivos do jogo. O jogador não pode controlar os Sims visitantes, mas é importante para os Sims interagirem uns com os outros para desenvolver uma vida social saudável.
The Sims usa uma combinação de técnicas gráficas em 3D e 2D. Os Sims são renderizados como objetos 3D, mas a casa e todos os seus objetos são pré-renderizados e são mostrados simetricamente.
Em 2002, The Sims tornou-se o jogo para computador mais vendido da história. Foi um sucesso. Porém, devido ao imenso sucesso do jogo, algumas questões foram levantadas sobre os valores do jogo; preocupações notáveis sobre o forte consumismo presente, onde a melhor maneira de ser feliz é comprando coisas. O jogo presta um pouco de atenção neste fato, sendo que nas casas maiores a vida fica mais difícil para os Sims já que eles levam muito mais tempo para caminhar e fazer coisas.
Situações simples da vida real, como adotar crianças ou formar relacionamentos (do sexo oposto ou do mesmo) trocam aqueles tradicionais objetivos de ganhar pontos e avançar para o "nível do chefão".

Você vai ficar o jogo inteiro fazendo a criança indo à escola, os adultos trabalhando e cuidando da casa.
Certo tempo de jogo isso se torna cansativo, mas Will Whright pensou nisso, e começou a lançar expansões, que são extenções para o jogo, que acrescentam nova mobília, novos personagens, novos materiais para construção, e principalmente novas interações. Vejamos quais foram as expansões:

THE SIMS - GOZANDO A VIDA (Livin' Large)
Capa do Jogo
Abaixo, o trailer de divulgação. Infelizmente não consegui encontrar um com mais qualidade, o som também não é muito bom, mas o importante é conhecer, ver como era uma década atrás não é verdade? Reparem que o trailer mostra realmente o modo como se jogava e as novidades (que eram muitas - diferente das atuais expansões que não trazem muitas coisas novas). O único porém de vídeo é a utilização da fonte "Comic Sans", inimiga mortal do bom censo visual, estética, design e composição gráfica e impressa geral (ou seja: TUDO!)...mas enfim!




The Sims Gozando a vida, é a primeira expansão oficial de toda a linha sims. Nela são acrescentados novos objetos, carreiras, ropas, faces e interações.
Com o Gozando a Vida, os seus Sims irão enfrentar de tudo, desde uma infestação de baratas até seqüestros alienígenas.
Além disso, essa expansão traz novos estilos de construção: deixe sua casa romântica (ou brega), construa uma castelo assombroso, ou entre na modernidade com o estilo high-tech
Os novos objetos do Gozando a Vida fazem o seu The Sims ficar ainda mais divertido: problemas financeiros ou amorosos? O gênio da lâmpada pode te dar uma mãozinha, ou pode piorar ainda mais... Ou então fique frente-a-frente com um mini laboratório, faça as fórmulas químicas e veja o que acontece com seu Sim!
As relações amorosas estão muito "irreais"? Com a nova Cama Coração Vibromática os seus Sims terão a chance de ter onde "brincar", e fazer filhos.
Toque guitarra, veja o que a bola de cristal diz à seu respeito, vingue-se de uma pessoa com o boneco de vodu, ou deixe o seu Sim na maior mordomia: basta comprar o robô para ajudar na casa!
Novas vizinhanças: agora você já pode construir até 50 casas diferentes! Novas profissões: desde um oportunista até um hacker!
Mas nem tudo é festa: a morte ganha um toque de humor: se seu Sim morrer, ainda há uma esperança: implore para que a Dona Morte devolva a vida do seu Sim.
Seu Sim está de mau humor? Cuidado com o palhaço trágico, pois ele pode piorar ainda mais as coisas...
The Sims Gozando a Vida simplesmente faz uma revolução no dia-a-dia dos seus Sims!

Esta expansão explorou uma vertente que os criadores não esperavam ter tanta aderência: enquanto o jogo estava desenhado para, a partir de um orçamento limitado, construir uma casa, por lá os seus Sims, faze-los subir no emprego, desenvolver relações e ter filhos, os jogadores, recorrendo aos códigos (cheats para aumentar dinheiro, modificar ações, fazer com que as necessidades - como higiene, banheiro, fome, e energia - não caíssem, entre outras coisas), preferiram jogar sem limitações, sem empregos nem compromissos, apenas aproveitar a vida.
É no seguimento desta nova exploração do motor de jogo que a Maxis lançou o The Sims: Gozando a Vida, explorando a vertente da diversão em casa, dos objetos mais caros e loucos.
Também foi respondida outra necessidade dos jogadores, a da falta de terrenos para as famílias viverem, criando mais 5 bairros paralelos, ampliando a duração do jogo, em que cada bairro funciona sem interagir com os outros.

Então pessoal essa foi a parte #2 da Série The Sims. Demorou um pouco pois tive que resgatar alguns vídeos e republicá-los. Mas fiquem atentos, pois não acaba por aí, tem muito mais. Obrigado

Alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário