Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Google

Voltei! E hoje vamos conhecer um pouco da história do buscador mais querido e amado do mundo! Como vocês vão ver, a história conta com muita sorte e esperteza dos fundadores Larry Page e Sergey Brin.
Mas aqui no Evologos, o mais importante da história toda, é mostrar o que fez da Google uma marca conhecida no mundo inteiro: o logotipo.
O logotipo da empresa americana mais valiosa do planeta, diferencia na tipografia, nas cores e na simplicidade. Essa simplicidade, que pode ser caracterizada quase como minimalista, revolucionou, pois a maioria dos buscadores online passaram a utilizar o padrão da Google: barra superior com mecanismos de busca, logo centralizada, barra  de buscas e alguns botões.
Agora as perguntas que não querem calar. Onde surgiu o nome Google? Quem criou o logotipo? Porque as cores? Tudo isso você vai saber logo abaixo.
Mas antes, que tal um pouco de história?
A Google não passa despercebida por ninguém, pois oferece a nós, pobres mortais, serviços online que, hoje em dia, são indispensáveis. Quem nunca fez 'ctrl + c ctrl + v' em uma pesquisa feita no buscador, que atire a primeira pedra! Além disso, quem não acessa o Youtube? O Orkut? Google Maps? Quem se arrependeu de comprar um Android Phone? Que tal um e-mail poderoso? Que tal conhecer o mundo com o Google Earth? E que tal criar um Blog? Tudo isso e muito mais, a queridíssima Google oferece! Tudo isso e muito mais, graças a dois jovens nerds.

Larry Page e Sergey Brin, respectivamente, são os dois jovens fundadores da Google. Ambos estudavam na universidade de Stanford, e foi lá que tiveram a brilhante idéia de que, um sistema de busca por informações seria muito útil. Porém, é claro, vale lembrar que na época nã haviam muitos recursos, e eles não eram milionários.
Em Janeiro de 1996 nasce o projeto BackRub, o papai do Google. O sistema era eficiente, porém, foi desenvolvido para servidores de baixo custo.
Em 1997, decidiram mudar o nome do site. Após algumas discussões, eles escolheram Google, uma brincadeira com a palavra 'googol', que é um termo matemático representado pelo número 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo reflete a sua missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web. Isso também caracteriza parte da interface que sempre foi utilizada, como podem ver na imagem abaixo.

Em Agosto de 1998, o Co-fundador da Sun Microsystems, Andy Bechtolsheim, assina um cheque de 100.000 Dólares a uma entidade que ainda não existia: a Google Inc. Em Setembro do mesmo ano, perceberam que tinham que formalizar a empresa. Após isso, montaram a primeira sede na garagem de uma amiga, em seguida, abriram uma conta bancária com o nome da recém criada empresa, e então, depositaram o cheque de Andy. (Um investimento que realmente foi útil, hoje em dia pagam muito mais para a Maria Bethânia escrever em um Blog! Mas enfim...)
E assim queridos leitores, surgiu o que era para ser só um buscador, a Google.
Bem, agora vocês já sabem como a empresa surgiu e qual o significado do nome. Mas, e a marca? Quem é a mente por traz da criação do logotipo colorido mais pop do mundo? Demorei para encontrar algo concreto, isso que utilizei o buscador do qual consta neste post. Mas enfim, vocês querem a resposta, não é? Então lá vai!
Foi o próprio Sergey que criou o primeiro logotipo da Google, utilizando o software gráfico livre GIMP. Na sua "criação", simplesmente escolheu uma fonte, algumas cores e pimba! Estava feito. Dizem que as cores utilizadas seriam as cores primárias, porém, foi utilizada uma cor secundária no meio para mostrar que a Google não segue nenhuma regra ou padrão. Dizem, ok? E neste primeiro logotipo, como podem ver logo abaixo, Brin adicionou no final uma exclamação, imitando o logo do "Yahoo!".


É claro, esta logo é uma versão informal, na verdade, não tinha nenhum grande significado, Sergey gostou do que fez no GIMP e pronto. Mas nos corredores da universidade, conheceram uma mulher, que se tornou amiga dos fundadores do buscador. Então, refez o logotipo da empresa. Quem é ela?
Ela é brasileira. (o quê?) Isso mesmo, brasiliríssima. (jura?). Sim, o nome dela é Ruth Kedar. (Por favor, não façam piadas com o nome dela como eu fiz...hehe) Não encontrei ao certo a localidade dela no Brasil, mas sei que ela e sua família se mudaram para Israel, lá, Ruth se formou em Arquitetura em Technion - Instituto Israelita de Tecnologias. Após isso completou seus estudos com a pós-graduação em Design na Universidade de Stanford. Do qual se tornou professora assistente.
Para o desenvolvimento da nova tipografia que conhecemos atualmente, ela escolheu uma fonte chamada CATULL, pois a "busca", por natureza, é uma atividade que exige que nós olhamos para o passado. Portanto os laços históricos da fonte Catull pareceu apropriado, fazendo uma ponte entre o velho e o novo, em comparação ao mundo analógico e a emergente era digital. A fonte foi desenhada por Gustav Jaeger em 1982.

Então é isso! Gostaram? Fiquei surpreso ao ver que quem "criou" (sim, coloquei aspas pois a tipografia foi criada mais de dez anos antes da Google surgir, e as cores Sergey Brin estava brincando num programa e fez qualquer coisa, sem sentido algum e sem noção nenhuma de design. Mas enfim...) foi uma brasileira.
Para este post, posso dizer que tive referência de 10 sites. Todos foram encontrados pelo Google Buscador. E acabei descobrindo que conseguimos encontrar qualquer coisa no Google, menos sobre ele mesmo, foi difícil viu? a História da Empresa achei de monte, mas o logo que era importante foi difícil. Tive que apelar para a busca estrangeira. Não tive problemas com os textos em inglês, pois navego na "net" com o Google Chrome,  ele reconhece o idioma contido no texto e oferece a opção de traduzir a página, claro, com o Google Tradutor, bacana não? Agora, vou fazer uma coisa diferente. Não vou publicar as fontes das pesquisas que fiz. Quer mesmo saber? Joga no Google!


Abaixo, a evolução da Google:
O primeiro foi o que S. Brin criou, o segundo foi o que Ruth criou, em seguida, foi feita uma reformulada, uma melhorada eu diria, para seguir os padrões da atualidade, e o último é a versão para quem utiliza algum plano de fundo no buscador.

Alla prossima!

2 comentários:

  1. Sensacional. Esse teu blog tá excelente Celo. E o Google revolucionou mesmo o mundo da internet e é um grande apoio na vida de muita gente. Se o mundo virtual tivesse divindades, Google seria o "Zeus" dele. Aliás, esse sim mereceria ser canonizado: Santo Google, quantos milagres ele faz e quantas vidas já salvou. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. kkkk nao importa se ele escolheu por escolher ,mas que o google deu certo hehe isso deu valeu dona Kedar kkk

    ResponderExcluir