Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Dica do Dia #1

Olá! Estou de volta. Demorando ou não, o importante é que não abandonei vocês! Eu continuo aqui firme e forte. E hoje trago uma novidade: a 'Dica do Dia' vai ser uma série de posts com curiosidades e esclarecimentos sobre edição gráfica, e tudo que está envolvido ao tema do Evologos.
Hoje começarei falando sobre cores. Poxa Marcelo, que coisa chata! Cores? O que eu posso não saber sobre isso? Bem, a princípio você, caro leitor ou leitora, pode pensar que é um assunto que não abrange muita coisa, e que você conhece o suficiente. Porém, eu insisto para que você leia o post e tire suas próprias conclusões.
Sabia que você ia continuar a leitura...sabia! E fez muito bem! É fantástico estudar as cores. Muitas vezes as informações que temos sobre elas são erradas. Aprendemos desde que entramos na escola, até que saímos de lá, quais são as cores primárias, as suas misturas, que dão origem as secundárias e etc. Pois bem, vamos lembrar juntos o que os nossos professores de educação artística nos ensinaram?
Os educadores artísticos ensinam o que seria a teoria das cores feita por Da Vinci, onde as cores primárias são Vermelho, Amarelo e Azul. As cores primárias são as cores básicas, que, com elas, podemos formar qualquer ouro tipo de cor. Lembram que o Vermelho e o Azul forma o Púrpura, o Azul com o Amarelo forma o Verde, e o Amarelo com o Vermelho forma o Laranja? Todos ensinavam isso. Aí vinham as cores Neutras, que eram formadas pelos tons acinzentados, variando do Preto ao Branco. E ainda ensinam isso. Do vermelho com Branco para formar Rosa e do Verde e Vermelho para formar o Marrom. Isso está definitivamente incorreto, e vou explicar o porque.
Existem dois tipos de cores primárias, as ADITIVAS e as SUBTRATIVAS. As cores primárias aditivas são formadas por luz, que são o Vermelho o Verde e o Azul, quando essas três cores são misturadas, a cor resultante é o branco, aí é que vem o nome 'aditiva' pois adiciona luz, ou seja, fica mais clara. Conhecida também como RGB (Red Green Blue - sigla em inglês), vemos esse tipo de mistura com muita facilidade. Lendo este post vocês estão olhando para o que? Um monitor certo? E o que o monitor tem? Luz, correto? Ta aí! Tudo que é referente a monitores, tv's, celulares, até aquelas iluminações de shows possuem apenas essas três cores. A tela bem em sua frente possui apenas luz vermelha, luz verde e luz azul. As outras cores que você está vendo, é o resultado das misturas. Ai mas e a cor Preta? O preto é a ausência de luz. Então as misturas são baseadas na intensidade de cada pixel de seu monitor. Para formar a cor amarela, por exemplo, basta juntar a cor vermelha e a cor verde. Para formar o cinza basta misturar as três cores com uma intensidade mais fraca (lembrando que o fundo terá de ser preto, ok?). E assim por diante. Fiz um diagrama para melhor entendimento: 
Ao lado estão as cores RGB, que misturadas formam o Branco. O preto é a ausência das 3 Cores. A mistura do Azul com o Verde é o Ciano, Verde com Vermelho, como dito antes, forma o Amarelo, e o Vermelho com o Azul forma-se o Magenta. Muitos dizem "Margenta" mas não é tá? Conheço muitos que falam isso, me vem a febre quando escuto isso. Então agora todos sabem, o termo correto é MAGENTA (já ensino agora pois vou ainda falar muito dessa cor). Enfim, e no centro, o Branco simboliza a mistura de todas as cores. Na ciência aprendemos que o Branco é a mistura de todas as cores, de fato é, porém não se esqueçam que estamos falando de cores primárias, que são as que dão origem a outras cores, e são puras, não são formadas por outras.
Tudo o que nós vemos é luz, não é por nada que quando não tem luz alguma não enxergamos nada. Como o Sol tem luz branca, essa luz bate nos objetos e reflete ao nossos olhos, que captam as tonalidades. Quando a luz entra no olho, passa primeiro pela córnea, depois pelo humor aquoso, cristalino e humor vítreo. E por último, ela alcança a retina, que é a estrutura do olho que percebe a luz. A retina contém dois tipos de células, chamadas bastonetes e cones. Os bastonetes cuidam da visão em condições com pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes. Quando a luz entra em contato com estes dois tipos de células, ocorre uma série de reações químicas complexas. O segmento externo de um bastonete ou cone contém os compostos químicos sensíveis à luz. Nos bastonetes, este químico é chamado de rodopsina. Nos cones, são chamados pigmentos de cor. A retina contém 100 milhões de bastonetes e 7 milhões de cones. A retina é revestida de um pigmento negro chamado melanina, assim como o interior de uma máquina fotográfica é preta, para diminuir a quantidade de reflexo. A retina possui uma área central, mácula, que contém alta concentração de somente cones. Esta área é a responsável pela visão detalhada e precisa. Os pigmentos que são encontrados nos cones são as próprias cores primárias aditivas, são essas três cores que enchergamos, sabiam disso? Porém é devido a mistura dessas cores e das reações que os pigmentos formam é que passamos a enchergar todas elas. Fiz um modelo com uma imagem, separando as cores RGB e a imagem normal, vejam:
Composição vermelha da imagem
Composição Verde da imagem
Composição Azul da imagem
Resultado da mistura das três composições acima
É dessa maneira que nossos olhos captam as luzes, ao serem juntadas o resultado final é como o da última imagem. Assim ficou bem mais fácil de entender não é verdade?
Entendido o que e quais são as cores primárias aditivas, agora vou explicar o que e quais são as cores primárias subtrativas. Se as aditivas adicionam luz, ficando mais claro, e com a mistura de todas as cores resulta na cor branca, as subtrativas então subtraem a luz, ficando mais escuro, e com a mistura de todas elas a cor resultante é o preto. Resumindo tudo, é o inverso. E é agora que vão entender porque a teoria e Da Vinci, e o que é ensinado em sala de aula não está correto.
As subtrativas são as tintas, que misturadas formam outras cores e vão ficando mais escuras. Bem, os professores sempre ensinaram que as cores primárias são as que podem formar qualquer outra cor, e nenhuma outra cor pode formá-las. Até aí tudo bem, está certíssimo! Porém Da Vinci estava enganado ao pensar que nada formava o vermelho e o azul. Fiz um diagrama mostrando como ficaria as misturas das cores primárias criadas por Leonardo da Vinci.


Era isso que Leonardo da Vinci pretendia, porém, isso não é possível. Para formar a cor laranja teria que ter menos quantidade de vermelho em relação ao amarelo, a mesma coisa para o verde e o púrpura. As cores nos diagramas tem a mesma porcentagem, portanto, a mesma porcentagem de vermelho com o amarelo não daria outra cor a não ser o vermelho, pois o vermelho já possui 100% de amarelo em sua fórmula (e isso ele não sabia). Então Marcelo, fale logo quais são as cores primárias subtrativas logo! Tá, tá! É que quero enfatizar ao extremo como isso não é certo!
Enfim, as cores primárias subtrativas são o Ciano, o Magenta, o Amarelo e o Preto. O padrão de cores é também conhecido como CMYK (Cian Magent Yellow Black - sigla em inglês). Vejam no diagrama abaixo como funciona direitinho.
Padrão CMYK
Antigamente, a teoria de Leonardo da Vinci era considerada correta, pois era muito difícil encontrar pigmentos e tintas nas cores Magenta e Ciano. É uma pena que ainda seja ensinado as crianças e jovens o que na prática não funciona mais. Mas quem sabe, professores que leiam este artigo não se interessam e o levam para sala de aula (implorando o perdão dos alunos pela perda de tempo absurda, e prometendo ensinar arte de uma forma dinâmica, mostrando o que cada um tem de potencial, não mais exigindo que saiam da classe se sentindo um Picasso da vida. Pois educação artística serve para estimular a criatividade e a coordenação dos jovens, e muitas vezes para eles transmitirem o que sentem na arte. E arte vai mais do que fazer escultura e pintar cartões para a mamãe. Arte é a dança, é a música, é um estímulo para socialização e o aprendizado. E nunca vão botar a cabeça para trabalhar com exercícios prontos trancafiados em sala. Arte precisa de inspiração. Se eu fosse estudante de Bacharelado em Artes Plásticas usaria isso como projeto para o Trabalho de Conclusão. SEI QUE ME EMPOLGUEI NO DESABAFO, MAS PRECISAVA APROVEITAR O ENSEJO!). (Que chique...Ensejo! Me superei agora)
Mas enfim, continuando...
Agora vejam como de fato ficaria com o esquema RYB, a teoria das cores de Leonardo da Vinci:
O Vermelho possui em sua composição 100% de Amarelo e 100% de Magenta, e o Azul possui 100% de Magenta com 100% de Ciano, se misturarmos as duas cores, na verdade seria como se misturássemos as 4, resultando no preto.
No caso do CMYK, o fundo branco é que resulta na fidelidade das cores. Caso a impressão ou a pintura seja feita em uma superfície de outra cor, como são subtrativas, vão se misturar ao fundo.
Peguei a mesma imagem acima, e separei as cores também, porém em mistura subtrativa, vejam o resultado:
Composição em Ciano

Compisição em Magenta

Composição em Amarelo

Composição em Preto

Resultado da mistura das quatro compisições acima
Espero que tenham gostado.

Alla prossima!


Um comentário:

  1. Impressionante! Muito curioso esse post, parabéns Celo. Foi uma verdadeira aula virtual de arte. Só quero destacar que é muito importante a gente questionar os aprendizados, não acreditar nas coisas como sendo sempre verdades absolutas, pois como você exemplificou excepcionalmente, nem sempre são. Abraços.

    ResponderExcluir