Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Apple

Sem dúvida essa é a maçã mais famosa do mundo. Basta bater o olho nela que somos automaticamente levados para o imenso mundo de tecnologia avançada, design sofisticado, inovação, e muito, mas muito marketing. Essa é a Apple Inc.
Foi fundada na Califórnia, Estados Unidos, em 1976. Vemos ela em filmes, seriados, comerciais, em nosso cotidiano, enfim, somos cercados por estes produtos.
Hoje irei comentar um pouco da história, mitos e verdades da Apple. A maçã com uma mordida é uma das marcas mais conhecidas do planeta, o que desperta muita curiosidade. Porque a maçã? Porque tem uma mordida? Como a marca evoluiu? Estas e outras perguntas vão ser desmistificadas... AGORA!

Quero deixar uma marca no universo
Steve Jobs

No universo não sei, mas aqui no nosso planetinha azul com certeza você deixou! E como deixou! Qualquer um conhece a marca de Jobs, e se não conhece, sem dúvida algum dia irá conhecer. Para ver que a marca é forte, basta reparar que o nome da empresa nunca aparece, pois a associação entre nome e marca é simplesmente óbvia, portanto, simplesmente fácil de lembrar. Não só vemos a maçã, e sim, a lemos. Essa é a prova da popularidade da Apple.
Que tal conhecer um pouco da história da empresa que revolucionou o mundo dos computadores?


Tudo começa com dois grandes amigos, que de tão amigos tinham o mesmo nome, um era o Steve Wozniak e o outro, óbvio, Steve Jobs.
Wozniac gostava muito de matemática, e foi considerado meio doido por muitas pessoas, sua mãe resolveu colocá-lo em uma escola de eletrônica, por pena de todos zombarem dele. Intuição de mãe sempre dá certo, foi uma brilhante idéia, pois depois de algum tempo ele foi trabalhar na Hewlett-Packard (HP). Certo dia, lendo uma revista de eletrônica, aprendeu a construir microcomputadores. Foi representante de uma loja de um amigo, e começou a vender alguns desses computadores. Em um desses encontros, onde levou um de seus micros, conheceu seu xará Steve Jobs.

1ª logo da Apple
Ao ver a máquina montada por Wozniak, logo notou que ela tinha potencial de venda, uma vez que todos seus componentes vinham montados numa placa só, inovação à época.
Dono de um perspicaz espírito empreendedor, Jobs rapidamente conseguiu convencer uma loja a comprar 50 máquinas do modelo criado por Wozniak, batizadas de Apple I.
Aí é que vem a primeira pergunta. Qual a origem do nome? Não se sabe ao certo, mas por dedução, a primeira logo (Logo?) da empresa, era uma ilustração de Isaac Newton, sentado em uma árvore (adivinha? Será uma macieira?). O que nos remete aquela situação de que caiu uma maçã na cabeça de Newton e ele descobriu a gravidade (resumindo, é isso).
(não consigo deixar de escrever isso: ri quando vi a maçã brilhando...)
Então, a Apple cresceu, mas essa logo ridícula tinha que ser mudada, pois não retrata nada o que a empresa oferece, nem o jeito minimalista e simples de Jobs.
Agora uma mudança radical. Logo reformulada, a maçã minimalista e colorida que caracterizou de vez a Apple. Porque maçã? Agora Newton não se encaixa mais na resposta, pois o nome derivou de Newton, mas a marca não. Repito a pergunta: porque uma maçã? Precisa de respota? Se eu tivesse uma empresa como nome de Morango, eu colocaria um pepino como logo? Agora, chega de perguntas retóricas. A próxima vai ser melhor. Porque a mordida? São três os mais conhecidos significados.
Um seria um trocadilho com a palavra mordida, bite em ingles, com a palavra byte em informática.
O segundo seria relacionado como evento bíblico, onde a maçã representa o conhecimento e a mordida seria o conhecimento adquirido.
E ainda tem o terceiro que é relacionado, ao então chamado, pai da computação moderna, Alan Turing.
Leram o post anterior (o primeiro post)? Lá escrevi que a inspiração para criar este blog foi que li um história incrível de um homem. Sim, é ele. Alan Turing foi importante para a história. 
Resumindo sua história, ele era tímido. Aos 16 anos, conheceu um garoto muito inteligente chamado Christopher Morcom, depois disso descobriu algo que mudou sua vida, Alan era gay. Seu grande amigo e paixão platônica faleceu, o que marcou muito a vida dele. Então, resolveu continuar o legado de Christopher e se aplicou nos estudos. Estudou matemática, e foi considerado por seus professores um cara brilhante. Publicou um artigo sobre Máquinas Computáveis, que seriam capazes de calcular coisas que na época diziam que seriam impossíveis de serem calculadas. 
Mais tarde surgia um austríaco obcecado por impor suas idéias ao planeta: Adolf Hitler. Um de seus trunfos era uma máquina chamada Enigma, um sistema de engrenagens capaz de embaralhar as letras das mensagens antes da transmissão por telégrafo. Os alemães consideravam esse código indecifrável. Caberia a Turing, convocado em 1939 pelo exército britânico, decifrá-lo.
Turing tirou a cabeça das máquinas teóricas e sujou as mãos na graxa de engenhocas reais. Uma delas, o Colossus, é tataravó do PC. No começo, elas demoravam semanas para tornar uma mensagem compreensível. Mas, em 1942, os ingleses já decodificavam 50 000 mensagens por mês, uma por minuto. Os submarinos alemães eram abatidos como moscas. O preconceituoso Hitler perdia a guerra para um intelectual homossexual.

O ditador nunca soube disso. Aliás, nem a mãe de Turing. Sua participação na guerra permaneceu secreta por décadas. 
Foi preso 1952 por grande indecência em outras palavras e homossexualismo. Ninguém o defendeu dizendo que se tratava de um herói de guerra. Acabou condenado a um tratamento com hormônios que arruinou seu físico.
Na noite de 7 de junho de 1954, atormentado, o matemático deitou-se na cama e mordeu uma maçã. Na manhã seguinte, não acordou. A fruta havia sido mergulhada numa jarra de cianeto.
Daí, dizem também, que a maçã mordida com as cores do arco-íris (símbolo gay), foi uma homenagem da Apple ao Alan Turing.
Realmente seria algo incrível, homenagear um grande homem na marca de uma empresa, quanta credibilidade. Quando li isso realmente admirei a Apple. Pena que essa admiração durou pouco menos de 30min. Na real, nada disso que salpicam por aí é real. Isso tudo é mera coincidência.
Até porque todos vão ficar chocados ao saber o verdadeiro motivo da mordida na maçã!
Em entrevista, Rob Janoff, o inventor dessa marca, conta que a mordida foi utilizada para resolver um possível problema de escala, pois ao adicionar uma mordida, evitava-se que a maçã fosse confundida com uma cereja. E as listras coloridas? Segundo Rob, a razão sólida foi o Apple II, que foi o primeiro  computador pessoal que poderia reproduzir imagens no monitor a cores. Por isso, representa barras coloridas na tela. Além disso, foi uma tentativa de fazer o logotipo muito acessível a todos, especialmente aos jovens, para que Steve poderia levá-los nas escolas.
Surpresos? Garanto que sim. Então só para concluir, que tal vermos a evolução da APPLE?


Alla prossima!

Um comentário:

  1. Impressionante! Curti muito as coincidências dos fatos, a presença histórica na descrição da marca e o real significado. Bem interessante também a maneira como você escreve, em forma de diálogo com o leitor. Parabéns Marceelo. E que venham mais posts como esse.

    ResponderExcluir